12 agosto 2009

Orgulho Nacional

Um leão franzino, com as cores nacionais vestido, mas muito decidido, muito raçudo, muito determinado, foi o que nós vimos há 25 anos atrás quando, na maratona de Los Angeles-84, Carlos Lopes deu a primeira medalha de ouro olímpica a Portugal.

Ninguém ficou indiferente e sempre que as imagens eram repetidas nos telejornais (e podem crer que foram dúzias de vezes) as lágrimas saltavam de emoção fosse o espectador do Sporting, Benfica ou do Futebol Clube do Porto. Carlos Lopes reuniu, então como hoje, consenso nacional.

O actual Presidente do Sporting - José Eduardo Bettencourt - prestou-lhe justa homenagem e referiu que o seu exemplo, de esforço e vontade de vencer, deve mobilizar mesmo os que se acham com poucas condições orçamentais para o fazer.

Querer é poder!!! Carlos Lopes há 25 anos quis e conseguiu apesar da sua avançada idade como atleta de alta competição - 37 anos.

A sua história foi, por essa razão, imortalizada nos desenhos animados dos "Simpsons" quando Homer, o chefão daquela família americana, decidiu seguir o exemplo do nosso herói e preparar-se para correr com aquela idade.

Obrigada Carlos Lopes! Queremos mais heróis como tu.

3 comentários:

  1. ... e orgulho leonino... Nós Sportinguistas devemos ter orgulho e dobrar neste senhor. Foi um atleta extraordinário, e hoje continua um homem e sportinguista fantástico.

    Grande abraço cara amiga

    ResponderEliminar
  2. Carlos Lopes foi a única pessoa, até hoje, a "obrigar-me" a ficar agarrado à televisão durante a madrugada.

    Foi um enorme atleta e é, ainda, um grande homem.

    ResponderEliminar
  3. Se assim não fosse não teria feito este post bem demonstrativo da recordação que tenho dele e do feito que ele praticou numa altura em que a nossa auto-estima andava tão de rastos.

    Quem dera que tivéssemos mais atletas como ele e não daqueles que acham que na caminha é que se está bem.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!

Agora... é só deixar um comentário.
A Leoa Assanhada fica verde de contentamento.