19 julho 2009

Reflexão

Não, não vou comentar o jogo de apresentação da equipa do Sporting para a época 2009/2010, com os holandeses do Feyenoord. É cedo para me torturar, vos torturar.

Os homens ainda têm as cabeças em férias. Os homens ainda não tiveram tempo para se consciencializar que para nós a época começa mais cedo devido ao nosso 2º lugar no campeonato que não nos deixa entrar directamente naquela competição sem passar pelo crivo da qualidade. Só lá chegaremos se passarmos diversos obstáculos, logo... temos que estar preparados e bem preparados.

O que eu quero trazer aqui, para reflexão da família Sportinguista, é o artigo de um intelectual do futebol que respeito e admiro pelas análises que sempre faz ao futebol nacional de um modo que nem todos conseguem fazer. Não fazem os especialistas da matéria porque não são estudiosos profundos dos esquemas técnico-tácticos e muito menos pessoas como eu que são apenas adeptos de bancada, de sofá, de trazer-por-casa, ou o que lhe quiserem chamar.

O facto é que ao ler o texto no Cacifo do Paulinho, não pude evitar o impulso que senti em publicá-lo aqui para que mais leitores, os meus leitores, também o leiam e reflictam na profundidade da análise e para que fiquem prevenidos se algo não correr bem no decorrer da próxima temporada. Just in case...

Sporting, o desvio

No passado chamavam-lhe os wings. Era o termo inglês que definia, na origem, os extremos da equipa, aqueles homens que jogavam junto às faixas, a tocar a linha de fundo. No vento das tácticas foram desaparecendo. Mas há sempre quem resista. E faz a diferença. Recordam Futre, Figo, Simão, Quaresma, Cristiano Ronaldo, até Nani. Todos com ‘berço’ comum. Nenhum outro clube produziu, nos últimos anos, tantos extremos na essência como o Sporting a nível mundial. E com qualidade fantástica. Um ‘must’ da sua formação que se tornou imagem de marca. Poderia também, com o talento mágico destes exemplares, tornar-se a imagem do seu estilo e cultura de jogo. Como o Barcelona produz médios-defensivos cerebrais, número 6, o Sporting produz extremos ziguezagueantes de pôr a cabeça à roda aos adversários.
Mas a realidade táctica traz novas ideias. Encolheu os ombros a esse legado quase mágico e espetou quatro estacas na relva do meio campo: o geométrico losango, apoiante de dois avançados móveis, daqueles que também vão ver como estão as coisas nas faixas, já criou raízes no relvado de Alvalade. Os extremos, essa casta que conduz a bola com uma varinha de condão, esfumou-se.
Todos os modelos e sistemas de jogo são legítimos e, no limite, todos também podem ser vencedores. Paulo Bento é um dogmático do 4×4x2 losango e não vem mal ao mundo e ao Sporting por isso. É uma ideia de jogo como outra qualquer. Aliás, na dinâmica da táctica, nem é preciso ter extremos de raiz para se atacar bem pelos flancos. Existem outros meios (laterais a subir, médios a descair, etc) mas não duvidem que é com extremos que se faz melhor.
O que, porém, causa mais impressão é como o tal clube, que recentemente formou tantos desses super-extremos em vias de extinção, jogue há várias épocas sem ter na sua equipa principal um único exemplar desse tipo. E, pior, nem procura por eles. É quase como virar as costas ao ‘toque de Midas’ que o seu destino lhe dera para criar uma superior cultura estilística de jogo”

Por Luis Freitas Lobo in Expresso

Quem avisa amigo é. Não é Paulo Sousa?

11 comentários:

  1. Vês como eu tinha razão para estra preocupada? Ainda não senti aquela adrenalina...

    ResponderEliminar
  2. Não me pronuncio sobre estes jogos, embora já tenha tirado a fotografia à estrutura da equipa.

    Paulo Bento não serve ao Sporting.

    Há uns tempos disse isso mesmo.
    E se então lhe dei o benefício da dúvida, agora não.

    Chega de massacrar o Sporting e os sportinguistas.

    Ter um treinador pelo facto de ser barato?
    Não! Não me serve essa explicação que é dada nos corredores do "Alvaláxia".

    Chega de invenções.
    Está na hora de alguém (eu não sou) assumir o que disse há relativamente pouco tempo.

    Não estou fulo. Até sou benfiquista.
    Sinto-me sim ofendido por ver um Clube com a grandiosidade do Sporting Clube de Portugal a ser vilipendiado.

    Pegando em algumas palavras que o meu amigo e saudoso Jorge Perestrelo dizia, e adaptando-as ao que quero dizer: "(NÃO) É DISTO QUE O MEU POVO GOSTA"!!!

    ResponderEliminar
  3. Pois é caro amigo!!!

    Como eu entendo a tua análise.
    Quem gosta de futebol e até acha que o duelo Sporting-Benfica para a conquista do campeonato, dos bons velhos tempos. é que dava pica, anda mesmo triste como eu.

    Esperemos que alguém perceba isso sem nos fazer sofrer ainda mais.

    ResponderEliminar
  4. ESTOU SEMPRE CONTIGO.....

    SEMPRE.... SEMPRE CONTIGO......

    A GANHAR OU A PERDER.....

    SPORTING ATÉ MORRER....

    SEMPRE PRESENTE SPORTING NA MENTE

    ResponderEliminar
  5. Tite

    Permitirás uma rectificação, com todo o respeito.
    Não gosto do termo "duelo" nestas circunstâncias.
    Esse termo tem demasiada carga negativa.

    Buenas tardes

    ResponderEliminar
  6. Tina,

    Finalmente... conseguiste????

    Chegaste a perceber o que se passou?

    E esta letra!?!?! Aprendeste no Sábado? Ou compraste algum CD novo?

    Conta-me tudo. Não me escondas nada.

    Jinhos

    ResponderEliminar
  7. Observador,

    Tens toda a razão. Aqui para nós que até nos entendemos, essa palavra vai muito mal.

    Digamos que é importante que as duas equipas estejam bem preparadas para competir entre si e roubarem possibilidades a "outro" de conquistar um Penta.

    É a minha opinião...

    ResponderEliminar
  8. Não, está tudo na mesma.
    A única forma que consegui foi, através dos mail's, clicar no título do post.
    Quanto à letra é, de facto, uma miscelânea de diversos cânticos ...... lindos!!!!
    No entanto, para mim, o mais lindo de todos e que já se houve e canta a plenos pulmões, no estádio, é o que tens aqui no blog logo que se abre.
    Arrasador!!!!!!!
    E para logo à noite....... TEMOS QUE ACREDITAR!!!!!!!!!!!!!
    FORÇA SPORTING!!!!!!!

    ResponderEliminar
  9. É que eu tento ir procurar o defeito, mas como aquilo é em linguagem HTML, parece-me que está tudo bem mas não deve estar mas não tenho sabedoria para mexer em algo que me vá destruir o grande trabalho que tenho por trás disto tudo.
    O facto é que também ainda não consegui eliminar um erro que tenho no upgrade do anti-virus.
    Fico sem perceber qual deles é que está a provocar isto.
    No MaMaRiSo também tenho lá um amigo que diz que não consegue abrir o meu sem desbloquear os pop-ups, mas penso que o teu caso não é idêntico.
    Vamos tentar remediar assim que alguma coisa vou resolver entretanto.

    Jinhos

    ResponderEliminar
  10. Sem querer ser ignobilmente presunçoso... mas já o sendo, sabe bem ouvir palavras que ecoamos em pequenos círculos serem reiteradas com acerto para grandes círculos. Como é possível o nosso Sporting ter extinguido essa fonte de emoçao e de muita magia...os nossos "wonder Wings"....

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!

Agora... é só deixar um comentário.
A Leoa Assanhada fica verde de contentamento.