06 janeiro 2009

E a falta de militância vai continuar...

Filipe Soares Franco prometeu terminar com o tabu até ao final desta semana. Em ano de eleições, o presidente do Sporting ainda não confirmou se vai avançar outra vez. Mas a recandidatura é mais do que provável e evidente. Todas as suas intervenções públicas recentes vão nesse sentido.

Se o homem é o Salvador do clube, se o seu projecto financeiro ainda não está concluído, se para atingir os resultados propostos terá que passar por vários pressupostos que só ele sabe e domina, quem se atreverá a fazer-lhe frente neste caminho, se muitos o contestam mas não se atrevem a constituir-se em candidatura opositora credível?

Durante dois anos, a SAD verde e branca negociou a dívida com o Banco Espírito Santo (BES) e Millenium BCP para renegociar os contratos estipulados com as duas entidades credoras do clube, algo fechado nos últimos dias de 2008. O objectivo de Soares Franco é reduzir o actual passivo de 245 milhões de euros para 141 milhões no espaço de cinco anos.

Pois é, assim já estou mesmo a ver a sua confirmação de recandidatura para a próxima semana e nenhuma oposição no horizonte que lhe possa fazer frente. Se isso acontecer não teremos que nos queixar no futuro pela falta de militância dos adeptos... o Presidente continuará a dar o exemplo, sem dúvida. De futebol o nosso homem não perceberá nem gostará tanto como de Golf ou Caça em coutadas, mas negociar as dívidas do clube com a Banca ele perceberá mesmo...

Paciência!!! Como diria um anúncio dos meus tempos de juventude - "Não se pode ter tudo por 2 Escudos" - agora serão Euros, mas mesmo considerando as distâncias e correspondentes valorizações se calhar até teremos o melhor Presidente para a conjuntura actual.

11 comentários:

  1. http://forumbenfica.blogspot.com/2009/01/sporting-sad-afinal-vai-ser-vendida.html

    ResponderEliminar
  2. Graças a deus haverá sim oposição, esta já está em marcha ( aguardem novidades para breve aqui http://sersporting.org ).

    Quanto à redução do passivo, convêm relembrar que a redução para cerca de 150 milhões foi prometida já em 2007 (dizia ele na altura que ia demorar 6 meses), quase dois anos depois o passivo continua em 245 milhões, ou seja, após a venda do património não desportivo, após o recebimento de 65 milhões de euros dos direitos de transmissões de TV, etc o passivo ao longo do seu mandato apenas baixou uns míseros 30 milhões! Agora diz que afinal é desta que daqui aos 6 meses do custume é que o passivo vai baixar, mas que para isso é preciso aprovar em AG a emissão dos VMOCS (que na prática se traduz em mais um pedaço do clube vendido a retalho) e a venda dos terrenos... E todo o dinheiro que entrou antes, que foi feito dele? E porque se recusa ele a uma auditoria externa às contas da SAD? Porque se recusa a responder às legitimas questões do movimento leão de verdade que quer ver esclarecidos os contornos muito duvidosos dos negócios da SAD? Porque tanto parece ter a esconder a actual direcção? Custuma-se dizer e com razão que quem não deve não teme...

    Já agora gostaria de ouvir o Soares Franco dize ro que pretende fazer com o clube quando já não existir mais "mobilia para vender". Quando o clube nada mais tiver para vender, sem receitas de TV nos próximos 10 anos (que foram vendidos à empresa do Oliveira até 2018(!!!)), com as receitas de bilheteira e quotização a cair a olhos vistos, o clube vai viver de quê? Quais os seus planos para o clube assim que já não existir mais nada para vender? Mas nessa altura já elese pôs ao fresco e nuca mais ninguém ouvirá falar dele... Ele pode perceber de muita coisa, mas dos interesses do Sporting Clube de Portugal não é de certezinha...

    ResponderEliminar
  3. Leoas
    O Sporting está empenhado aos bancos e são eles que decidem.
    Sabiam que a Opway, empresa que se diz ser de FSF de que é presidente e cuja sede está no Edificio Visconde de Alvalade que ERA do Sporting, pertence em 80% ao Grupo Espirto Santo?

    ResponderEliminar
  4. Amigos,
    É por tudo isto que eu gostava que o meu clube fosse o Sporting Clube de Portugal e não uma Sucursal do BES.
    Por isso é que eu gostava de ter um Presidente que gostasse de futebol e de todo o envolvimento vivido pela festa do futebol.
    Assim... não!!! Acho que o que apenas lhe interessa é a Gestão de Património até extinguir o ultimo activo do nosso clube. Estou a ficar deveras preocupada e seja quem for que para lá for só terá isso em linha de conta. Gestão de Património e satisfação da dívida bancária.
    Que cansaço!!!!

    Logo vou ouvir a entrevista do Homem.

    ResponderEliminar
  5. Pois é meus amigos, eu continuo a gostar do meu Presidente!
    Para mim, tem apenas uma nódoa que não sairá nunca.... nem com lexivia. Foi ter-se sentado, uma delas em Alvalade, ao lado da cobra cuspideira azul e branca. Que nojo!!!!!!
    Qual a alternativa?????
    Abrantes Mendes?????
    Feio, vesgo e juiz??????
    Para mal já chega assim. Antes um Gestor que um Advogado.
    Advogados são a pior corja do mundo em geral e deste país em particular.

    ResponderEliminar
  6. Tina,

    No que diz respeito a Advogados tens toda a razão em estar contra a classe, mas será que o amor do Abrantes Mendes pelo Sporting terá algo a ver com o amor do FSF?
    Acho que este, antes de tudo e de quem quer que seja só vê "Eurios"
    Que diabo de encruzilhada em que uma pessoa se encontra!!!!

    ResponderEliminar
  7. A oposição não será só o Abrantes Mendes. Quanto ao Franco, lembrem-se do que digo, quando levar a cabo o seu intento de despachar a retalho tudo o que é do Sporting CLUBE de Portugal, põe-se ao fresco e desaparece por entre as rochas e nunca mais ninguém ouve falar dele... As interesses delesão outros e nada têm a ver com os do Sporting. Tanta coisa que salvou o Sporting e baixou o passivo e afinal o passivo apenas baixou 30 milhões, isto após a venda do patrimonio por cerca de 50 milhões, do encaixe de 65 milhões dos direitos televisivos, etc... Os 100 milhões que ia baixar diz que afinal é só daqui a 6 meses. Pois, mas em Outubro de 2007 disse exactamente o mesmo, "era só mais 6 meses". Se lhe for permitido ficar mais um mandato no clube, o clube não terá nada a não ser o emblema e continuará a ter uma divida colossal, e com receitas (bilheteira, TV e quotizações) cada vez menores. É por isso que eu me interrogo, "depois de vender a mobilia toda como pretende sustentar a casa?" É que vender a mobilia tem um mal: a mobilia acaba-se. E depois como é?

    ResponderEliminar
  8. O que não me agrada é pensar que um dia a Academia possa ser entregue à SAD...se isso acontecer venha quem vier já não há salvação.

    ResponderEliminar
  9. Pelo sim pelo não, Paulo Bento vai dizendo que só continua se Soares Franco ficar.
    Será mesmo?

    Não percam os próximos episódios.

    ResponderEliminar
  10. Ah! Ah! Ah!
    Essa agora teve graça amigo Observador.

    Os dois amam-se tanto que para onde um for o outro vai atrás.

    Espero que o FSF a seguir vá para o SLB para levar o PB consigo e ele se possa, enfim, realizar.

    ResponderEliminar
  11. Já temos lixo que chegue...

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!

Agora... é só deixar um comentário.
A Leoa Assanhada fica verde de contentamento.