13 abril 2012

Sítios sem resposta





Joel Neto fala sobre o seu mais recente livro - Sítios sem resposta

Cliquem nos links para saber mais sobre este livro deveras interessante de autor Sportinguista. Ainda não li porque, vivendo na aldeia, terei que aguardar a oportunidade de me deslocar a centros onde o livro se encontre à venda. Será que algum dos meus leitores já leu o livro?

17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe!?!?!?!
      Conheço-o de algum sítio?
      Alguma vez lhe faltei ao respeito?

      Eliminar
  2. TiTÉ
    Um beijo e muito...carinho.

    estamos por aqui...

    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beijos verdes em Dia do beijo também para ti querida amiga.

      Eliminar
  3. O homem - vermelhusco - é como os "lobisomens", aparece em noites de lua cheia, particularmente quando as alegrias fogem dele...
    Não ligues, já passou cá por casa e ... coitado, é topógrafo, veio de Moçambique e anda a ver se descobre a altura real da Serra da Estrela, com um duplodecímetro na mão!...
    Ainda não li o livro do Joel, mas vou tentar encontrar.

    Um beijinho amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que ouvi o Autor contar presumo que seja assunto que nos toca de muito perto. Pelo menos para mim que fui Sportinguista por influência paterna e, até final da sua vida, um elo que nos unia incondicionalmente.

      Beijosssss bem ecológicos

      Eliminar
  4. Boa Amiga Tite

    Não li nenhum livro de Joel Neto, leio quando escreve no Record e no DN, sei que é um adepto confesso do nosso clube, mas de certeza absoluta que este não vou ler, pois eu vi uma entrevista do "dito cujo", onde falou sobre «Os Sítios Sem Resposta», e verifiquei que os ares dos Açores (julgo que é onde vive o Joel), estão a deixa-lo ligeiramente baralhado, deve ser da previsão de céu muito nubelado e ventos fortes com rajadas de mais 120 km por hora o tenham perturbado. Ele nessa entrevista julgo que na RTP, conta uma parte do livro, e não é que se baseia num tal Barcelos, (este local não me é estranho), sofre uma metamorfose tal qual camaleão, e muda de clube e logo do Sporting para o Benfica!!! O Neto não anda a bater bem da bola, isso já aconteceu mas foi noutros tempos, em que até raptaram um rapaz, um negro que agora só diz disparates, e cada vêz que se engrossa é internado, para curar as pielas, que havia racismo com ele em Moçambique, esse é que mudou, os tempos são outros. Então é costume dizer-se «um homem muda de tudo: muda de mulher, de partido, muda de religião e até de sexo - muda tudo o que quiser menos de clube de futebol», e aqui o escritor tem este desplante, de por como base de um romance, construir uma história destas, só deve ser para agradar os adeptos do Carnide, sempre são 6 milhões a comprarem o livro. Isto agora tá na moda com tanto amor que tem ao Sporting, só dizem e fazem disparates, foi assim com Ribeiro Cristovão, com Paulo Garcia, com o PPC, não é o Pedro Passos Coelho, esse anda a fazer outro tipo de disparates, o ex-PJ, e agora este Neto, já não há paciencia para tanto tiro no pé. Anda o infeliz do Godinho (atenção não é o gajo da sucata), este a sucata é outra, o Lopes, anda aflito com os balanços para sermos aceites na UEFA (Engenharias Financeiras), e anda tudo à sua volta a dizer mal. Como diria um politico, que já não se aguentava nas cadeiras, "Temos o Sá Pinto connosco, obrigado Sportinguistas", não se lembram da frase então eu digo de uma forma correcta, tal qual foi proferida "Temos o Santa Maria connosco obrigado Portugueses"

    Um Beijo muito afectuoso para a minha Amiga Tite, vai fora de tempo (o dia foi ontem), mas um beijo é sempre quando um homem quiser dar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje o dia está de chuva e a internet, também porque é domingo, está uma autêntica lástima.

      Sobre o Joel e o seu livro, vou dar-te mais dicas quando acabar de o ler. Penso que estás equivocado mas depois falamos. Por ser um tema baseado em sentimentos, amor e respeito, não pode ser tratado levianamente, como muitos que andam por aí e nem me atrevo a abordá-los por me repugnarem os métodos e os meios.

      Sobre o vermelhusco que tu e o Álamo falam desonfio que se referem ao comentador que logo retirou o seu comentário, provavelmente por ter descoberto que eu não era quem ele julgava e ficou por isso mesmo. Só deixei a minha resposta para que ele não volte a enganar-se.

      Olha, consegui escrever isto tudo sem interrupções. Vamos lá ver se consigo publicar.

      Beijos amigos para ti também Gato Leonino

      Eliminar
  5. Tite
    Anda aqui um 'vermelhusco'?
    (De acordo com o Dicio.com, vermelhusco é um adj. Pej. e significa um tanto vermelho.
    Eheheheheheh, onde se havia de meter.
    Mas ainda bem que não li.

    O nosso Amigo Garfield é um malandreco. Cria estes termos. Ai minha Nossa Senhora!
    Caríssimo Garfield (não vejo aqui mais ninguém): um dia temos que tomar um café. E pode ser no bar de Alvalade que não sou esquisito. Mas sempre podemos tomar uma imperial na Catedral.
    Escolha, Amigo.

    Boa semana para ambos (Garfield e Tite).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá António!

      Hoje estás de parabéns né? ou também és daqueles que nunca estão satisfeitos e tem que ir protestar contra? Que diabo assim não há felicidade que nos contente.

      Eu sou feliz com pouco mas.,.. como é sabido faço parte dos melhores adeptos do mundo e isso nem todos sabem ser.

      O vermelhusco que ousou entrar aqui não merece mesmo mais nenhum epíteto que não seja vermelhusco.

      Abreijos

      Eliminar
    2. Estou de parabéns?
      Oh Tite, só sou aniversariante em Novembro.
      Sei a que te referes.
      Estou, claro, satisfeito. O meu Benfica venceu a Taça da Liga, aquela que alguns dirigentes dizem que não vale um tostão.
      Mas é verdade que essa vitória não impede a minha insatisfação quanto aos disparates que vão acontecendo no meu clube.
      É tempo de rever a matéria e há muito para fazer.
      Estarei lá para colaborar no que fôr preciso.

      Quero que os 'verduscos' (toma!!!) vençam o Athletic de Bilbao(em basco, Bilbo) mas conhecido em Espanha apenas como Athletic Club.
      Não é fácil mas também não é impossível.

      Boa sorte.
      Já reservei o meu sofá para 5ª feira onde, através da SIC, verei o jogo.

      Abreijos

      Eliminar
    3. Eu sei que vais torcer pelo meu clube porque gostas de futebol, és patriota e um bom carácter.

      Abreijos

      Eliminar
  6. Peço desculpa. Não reparei que também esteve aqui a 'ÁFRICA EM POESIA'. Para ela os meus cumprimentos sim mas benfiquistas.
    Não leva a mal nem me chama nomes pois não?
    Boa semana para si também.

    ResponderEliminar
  7. Querida Tite
    Ainda não li esse livro mas, faço intenção de o adquirir e apreciar. Comentarei depois.
    Obrigada pelo teu carinho pelo meu aniversário.
    Estou a gostar do nosso Sporting de Sá Pinto...no meu camarote particular, vibro, pulo, salto...faço a festa sozinha, rodeada de vermelhos e azuis. Mas alguma vez uma leoa que se preza tem medo de alguma coisa??
    Beijos e uma semana...verde de esperança!!
    Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Graça,

      Obrigada pela tua visita tão... "Tchran!!!!"
      É mesmo isso que nós precisamos, de motivação e grande orgulho. O Sá Pibnto trouxe-nos isso tudo. Agora só precisamos apoiá-lo e... Mai Nada!!!!

      Beijossssssss

      Eliminar
  8. Boa Amiga Tite
    Quando li o teu comentário até pensei que me tinha enganado, e o que tinha visto não RTP não correspondia aquilo que estava a relatar, referente ao mais recente livro de Joel Neto "Os sítios sem resposta". Assim, rebusquei com todo o cuidado essa entrevista na Net e realmente ela existe, e como tal aqui vai o link (no fim da resposta), para verificares, que aquilo que escrevi sobre a base do romance é rigorosamente aquilo que contei, pelo que nas minhas palavras, se viste alguma imprudencia, até utilizaste até o termo de "levianamente", não fui eu que fiz a construção da narração, foi um sportinguista, o que não passa na cabeça de ninguém, até é motivo gozo. Se fosse o Miguel Sousa Tavares a escrever o livro, ainda vá que não vá, mas um homem da casa escolher este tema, é estranho. Quanto ao resto do livro é a "estória" de um pai e de um filho que chora nas derrotas do Sporting, e depois de uma metamorfose vibra com as vitórias do Benfica, não sei que te diga mais. Eu sei que me vais dizer que o livro não é só a mudança de clube, mas quer queiram ou não esta mudança é que é o cerne da questão. Aliás, ele (Neto), entra em contradição quando lhe perguntam - Alguma vês pensou em mudar de clube? Ele responde "Não, porque o meu Sporting é o Sporting do meu Pai e eu nunca o trairia ", aqui até parece o Rui Santos a dizer de uma forma comovente que o Pai se calhar morreu a pensar que o filho era do Benfica, quando se sabe que Vitor Santos era um leão assanhado.

    Beijos Amiga Tite, e quinta-feira lá estarei, a apoiar o nosso Sporting, eu e o meu filho, sim porque esse não muda, tem tantas anos de idade (34)como de sócio do clube, irei fazer mais de 700 kms (vivo no Algarve) para ter a alegria de trazer um resultado positivo que nos garanta ir à final.

    http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=543370&tm=4&layout=122&visual=61

    ResponderEliminar
  9. Mano Gatão,

    Pareces mesmo zangado por não ter assinado por baixo o teu extenso comentário sobre este meu post.
    Cá em casa e na minha vida, a partir da adolescência, a problemática "clubite" Sporting/Benfica foi muito debatida entre mim e meu namorado de mais de 50 anos. Nunca fui atrás dele pelo meu coração e porque meu pai me ensinara a amar este meio-irmão do mesmo modo que ensinara a amar a irmã de sangue.
    A mana, enquanto pequenina trocava de clube por um prato de lentilhas (leia-se qualquer bolo ou rebuçado). Hoje é mais assanhada do que eu na defesa do nosso querido clube.
    Os filhos, hoje leões, não foram por minha influência directa mas pelo Avô. Claro que todos, Mãe e filhos, fizemos ginástica no grande Sporting e vestimos a camisola nos saraus do Pavilhão dos Desportos com um orgulho imenso. O Pai assistia sem interferir nas nossas opções.
    Queres que diga algo diferente só porque um Leão faz um romance ficcionando a mudança de clube para o rival da 2ª circular? Não Gato leonino, eu vou ler o livro porque adoro saber como vai dar aquela relação em que os clubes de maior dimensão neste nosso país têm a força de protagonistas.

    Nem sei se tudo o que atrás foi escrito faz sentido mas o jogo do Real Madrid está a decorrer e eu já perdi o golo dos alemães.

    Abraços

    Fui!!!!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!

Agora... é só deixar um comentário.
A Leoa Assanhada fica verde de contentamento.