28 novembro 2011

O futebol não vos perdoará

Depois do último derby alfacinha, que não envergonha os leões que poderiam ter vencido pelo potencial atacante exibido em campo, ouvem-se agora as recriminações benfiquistas que bem poderiam ser evitadas se o tratamento ao rival fosse outro bem mais próprio e digno de gente que se deveria respeitar ao nível desportivo e social.


Não vou dizer que gostei de ver as bancadas a arder mas... não seria isso o que os donos da casa estavam a pedir ao enjaularem os adeptos dos seus visitantes entalados entre redes e placas de vinil sem a mínima hipótese de saírem durante todo o jogo, nem mesmo ao intervalo, para satisfazerem necessidades básicas? Eu sou pacífica mas confesso aqui e agora que, se lá estivesse e sentisse metade do que passaram os corajosos que se deslocaram à Luz, faria isso ou qualquer coisa de semelhante. Os donos da casa, dando exemplo de maus anfitriões, não só não criaram a tal zona de conforto prometida como ainda abriram as portas a futuros confrontos desnecessários e de contornos absolutamente imprevisíveis. Depois não venham dizer que os leões é que são incendiários. O rastilho foi lançado, subrepticiamente e com a conivência das forças de segurança, por quem deveria ter pugnado por preservar o ambiente de boa convivência que se vinha cultivando entre as Direcções de ambos os clubes. 
E agora???? Bem, agora o melhor é não deixar alastrar o incêndio. Parem um pouco para pensar  e não lancem mais achas para a fogueira. O futebol não vos perdoará.


20 comentários:

  1. Temos muitos prublemas pela frente, as forças de segurança são só um deles, aqueles tipos t~em é medo dos muitos e desavindos (adeptos /fanaáticos)que vestem de vermelho ou rosa conforme lhes dá jeito, os outros são bem piores de lidar vestem de negro (vestiam) segnificam a morte...
    a morte da verdade desportiva, liderados por um bandalho, com a cobertura de muitos mais incluindo o que comenta na spor tv, foi mafioso quando estava no hativo é mafioso agora, todos juntos são uma vergonha para o futebol Português...
    restanos continuar a lutar, restanos a esperança é isso que nos leva a se verdes.

    ResponderEliminar
  2. Só lhes chamam jaula os adepetos do sporting. Mais ninguém. Se bem que para os animais que estavam lá dentro, só de jaula.

    A Jaula como voces muito gostam de apelidar, existe já em muitos estádios, e será cada vez mais uma moda a copiar. Isto a começar pelo vosso clube. Não enjaulamos ninguém. Criamos um perimetro de segurança.

    Depois de ler o comunicado do SLB, em resposta ao comunicado do sr. Godinho Lopes, só tenho de felicitar o meu clube pela forma como as coisas foram feitas. Tudo dentro da normalidade. Tornada anormalidade por uma cambada de incompetentes que tenta a todo o custo, com atitudes demagogas e populistas, mostrar aos seus adeptos que o sporting não morreu, como muitos já pensariam ter morrido.

    A questão que eu levanto é, será esta a atitude correcta? Muito sinceramente, não. Quem brinca com o fogo queima-se. A não ser que seja enteado do Pinto da Costa, ou o próprio.

    Não sigam por esse caminho da demagogia barata e do populismo recreativo.

    Um abraço de um benfiquista.

    ResponderEliminar
  3. Querida Tite,
    Não merecerias alguns comentários com que foste brindada neste teu artigo. Como o Sporting não mereceria sair derrotado no sábado.
    Mas também Cristo não mereceria o fim que teve...
    Não te ofendas e, sem dar a outra face, prossegue o teu caminho, bonito e sportinguista!...
    Adorei o que escreveste e esta tua forma de estar, como o sal na comida, já temperou e de que maneira, este meu temperamento latino e impulsivo. Lembras-te ?!... Estavas certa, minha boa amiga!... A grandeza dos verdadeiros sportinguistas, está no saber estar, na complacência e na verticalidade com que aplicamos a "nossa" justiça... O resto, são energúmenos como os que atearam as cadeiras... Igualzinhos...
    Um beijinho para ti

    ResponderEliminar
  4. Bettencourt,

    Gostava de te ver durante várias horas impedido de ir ao WC ou beber líquidos, além de pagares 22 € para ver um espectáculo através de redes ou acrílicos. Continuo a chamar corajosos aos que pagaram para ser assim tratados.
    Por mim os clubes de futebol nunca mais ganhariam um Euro para humilharem os adeptos das equipas adversárias.

    Que tristeza!!!!!

    Um cumprimento respeitoso de uma Sportinguista triste pelas sucessivas desconsiderações de arrogância

    ResponderEliminar
  5. PotÊncial atacante... tiveste uma oportunidade de golo decente e levaste com 2 bolas no poste e o Franguício lá teve que ir buscar 3 bolas de golo iminente.

    Deviam-te era queimar a casa, puta de merda.

    Foram tratados como deviam, como ANIMAIS! Caso não tenhas visto, IDIOTA DE MERDA, haviam centenas de Sportinguistas junto dos Benfiquistas e que foram tratados de forma 100% correcta. Os animais das CLAQUES é que foram colocados numa caixa de segurança para não agredirem ninguém. TAl como lhes fazem nas ruas, pois não se querem comportar como gente civilizada.

    E os HIPÓCRITAS que os defendem agora são tão ANIMAIS como eles.

    ResponderEliminar
  6. Custa saber perder? Talvez. Mas é preciso saber perder e, como seria desejável, deixar o acessório.

    Não espero, Tite, que me dês razão. Imagino que não me darás. Por motivos óbvios.
    E se aqui venho é porque tenho por ti uma enorme consideração e respeito.
    O mesmo não posso dizer de alguns comentadores que acedem ao teu blogue como choramingas sem eira nem beira - neste "post" já registei a presença de um que me merece o mais completo desprezo.

    Quanto ao acessório, a tal "jaula" como o "teu" presidente achou por bem apelidar, é para rir.
    Não podiam ir urinar? É mentira. Afirmo categoricamente.
    Os adeptos (será que são?) sentiram-se oprimidos? Coitados! Portem-se bem e terão outro sentimento.
    De resto não merecem outra coisa.
    Esta observação não é, infelizmente, destinada apenas aos ferrenhos sportinguistas. Porque um pouco por todo o lado se vão verificando barbaridades como a de sábado.
    Mas, diz-me sinceramente, se há algo que justifique o que se passou e que deu lugar a um incêndio que segundo as pessoas competentes afirmaram ter sido difícil de controlar?

    Nunca imaginei que uns quantos pirómanos conseguissem afastar as atenções do mais importante: um jogo de futebol. Que se pretendia, e havia motivos para isso, bem jogado e... ganhasse quem ganhasse.

    Saudações benfiquistas mas respeitosas. Pelo menos para ti e para a MAIORIA dos comentadores.

    ResponderEliminar
  7. António,

    Espero que te estejas a referir ao anónimo que aqui teve o desplante de comentar e me ofender sem pejo. Só pode ser um Benfiquista ordinário que os há por esse mundo fora.

    O modo como estou na vida e habitualmente comento o meu Sporting nunca foi incendiário respeitando os opositores como gosto de ser respeitada. Brincar é outra coisa e isso faço-o contigo e com o RSM da Madeira como muito bem tens testemunhado.

    Não costumo ir aos blogs de amigos insultar os que por lá passam. Isso é tarefa do dono da casa.

    No caso em apreço e em conversa com Benfiquistas respeitadores dos adversários como eu, que também os há, eles próprios me dizem que até duvidam que o fogo tenha sido posto pelos leões já que estes foram revistados para lá do horário de início do jogo, pelas forças de segurança. Como tudo aconteceu depois de estas terem relaxado por não haver mais perigo eminente, ponho em dúvida tudo o que se passou a partir daí.

    E sobre este assunto deixo o apuramento de tudo às autoridades.

    Mau perder sabes que não tenho e até costumo dar os parabéns aos adversários quando ganham. Se o não fiz desta vez é porque os foguetório colateral me fez esquecer o essencial que deveria ser apenas o jogo.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  8. Tite

    Continuas a ser uma senhora por quem tenho imenso respeito.

    Não, não me referia a esse anónimo embora não possa concordar com o teor do seu (dele) mensagem.
    Se fizeres um pouco de exercício e marcha atrás no tempo sabes a quem me refiro.
    Só não falo em nomes porque ao fazê-lo estaria a perder tempo.

    Sabes que és sempre bem vinda ao meu blogue e brincar, como tens feito, porque não levo a mal. Rio-me e é saudável.
    Mas nem toda a gente age assim.

    Também me sinto à vontade para vir aqui, ao teu blogue. Tenho o privilégio de o ler diariamente e, de vez em quando, comentar.

    E que tal se as forças positivas se unissem para lutar contra as bestas que destroem o futebol e tornam um estádio num local de medo em vez de um sítio de lazer?

    Aquele abraço.

    É fundamental que se apurem as responsabilidades pelo sucedido.
    O que se passou é demasiado grave para passar incólume.
    Já me disseram que foram elementos ligados ao movimento neo nazi que fizeram aquela porcaria.
    Certezas? Só os próprios envolvidos na situação poderão dizer.
    E vão dizê-lo, dentro de dias.

    ResponderEliminar
  9. Lagartoooooooooooooooo
    Factos:
    1-0, acho que este nem é preciso provar nada
    Horas de chegada das claques 18 e 45 quando devia ter sido meia hora mais cedo
    Incendiários
    Bilhetes devolvidos
    Tudo provado documentalmente ora por e-mails ora por imagens e gravações visuais
    Básico
    Depois, prova testemunhal
    Bombeiros não puderam intervir mais cedo impedidos pelos adeptos lagartos: Relatório dos Bombeiros Sapadores
    Mais,
    Burrice e mau perder dos lagartos
    e dos seus representantes.
    Todos os portugueses excepto os lagartos

    A única coisa que admito que possamos ter sido, não nós, a polícia, mais severos é nas idas à casa de banho porque todos sabemos porque razão um aluno pede para ir à casa de banho durante um teste... E não é para fazer bem.

    PS: Gostava de ter uma jaula, perdão, uma gaiola porque somos águias, quando nos deslocarmos a Alvalade para não sermos alvos de bolas de golfe, de telemóveis e isqueiros nem para termos a tentação de estragar as lindas fuças dos lagartos pelo que fizeram à nossa Catedral.

    Águia Real

    ResponderEliminar
  10. http://clix.expresso.pt/antigo-jogador-desmente-eusebio=f691384

    ResponderEliminar
  11. Bom relativamente a este assunto como já disse em outros locais espero que os prevaricadores sejam punidos. Sou do Sporting mas não me revejo em atitudes de destruição de propriedade ou de violência seja porque razão for. Isto dito infelizmente pelo teor de alguns comentários, anónimos claro, que por aqui apareceram (e em outros locais também) é visível que esta cultura de violência não se limita a alguns (e friso bem alguns) adeptos do Sporting. É que a violência não se exprime apenas nos actos mas também no que se diz e algumas das coisas que por aqui foram ditas por alguns comentadores são em meu entender tão graves como os ataques à propriedade. Hoje como sempre estarei em Alvalade para apoiar a minha equipa não para insultar ou antagonizar o adversário. É um jogo que só tem piada se for vivido com paixão mas o limite da mesma para mim está no respeito da mesma paixão do adversário.

    ResponderEliminar
  12. Tite,

    A cena de não ir aos WC e a bares é mentira. Já i em blogs Sportinguistas, que mesmo puxando a brasa á sua sardinha, como era de esperar, dizem que isso é mentira. Alguns dizem que os bares não tinham café etc etc, epá, mas para quem já foi a muitos estádios, sabe perfeitamente que aquilo são bares de desenrasque, e que muitas vezes se espera largos minutos para ser atendido. Mas isso é normal em qq estádio.

    Como já te disse, a estrutura de segurança já existe em muitos dos mais modernos estádios Europeus, e ninguém se queixa.

    Isto é muito simples, se fossem ao estádio, adeptos normais como eu e tu, e a caixa de segurança não tinha passado disso mesmo, não haviam conflitos, e ninguém se queixava de nada. Aliás, se fossem todos como tu e como eu, a tal caixa de segurança era desnecessária.

    O problema é que não são todos adeptos como eu e como tu, existe á no meio das claques, meia duzia de delinquentes que s clubes teimam em não por travão, seja em que clube for, e foi a pensar nesses que a tal estrutura de segurança existe. Quem não se lembra no ano passado as cadeira arremessadas do 3ro para o 1º anel pelos super dragões? Pois... são meia dúzia de gajos que estragam o futebol.

    Sabes muito bem qual a ideia da actual direcção do Sporting. O projecto Roquete, denunciado pelo vosso ex-presidente João Rocha, parece que está de volta. Aliás, o Sr. Pinto da Costa já veio a terreno defender o Sporting. Aos poucos o Puzzle vai-se compondo e vamos percebendo algumas coisas.

    É triste que o teu clube volte andar por este caminho, que foi o caminho que fez com que depois de abandonarem esse projecto tivessem tido anos mais difíceis. Não podes derrubar os corruptos que te derrubaram a ti, então junta-te a eles e fica com as migalhas, mas serás maior que o rival da tua cidade, é isso que queres?

    Deixo-te aqui neste espaço, uma leitura obrigatória para qualquer sportinguista. Depois de leres, gostaria que deixasses uma opinião isenta sobre o post. Fiz o mesmo noutro blog sportinguista, ele preferiu dizer q não tinha tido tempo de ler tudo, logo não opinou, a minha teoria é que ele deu razão ao post e não quis dar o braço a torcer.

    http://redpass.blogs.sapo.pt/553976.html

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Carissima Leoa como certamente pessoa de bem acho incrivel algumas palavras. Então se estivesse lá possivelmente faria o mesmo. É bem bonito ainda mais já sendo avó. Gostava que um dia me convidasse a sua casa e se eu achar que não estou a ser bem recebido, se não me servir whisky de 1ª qualidade, se não me servir caviar, se não me der um banquete porque estou a ser enxovalhado e humilhado também tenho todo o direito de a incendiar pois a senhora foi uma má anfitriã. Tinha esse direito pelas suas palavras. Ricos conselhos que dirá aos seus netos. Sabe toda esta paranoia que os dirigentes do seu clube fizeram teve objectivos claros: 1 conseguido que foi finalmente a união de todos os Sportinguistas pela direcção que ao que parece até nem foi a mais votada nas eleições de Março e que o presidente teve dificuldades em tomar posse (por isso é que são um clube diferente não é?) e nada melhor que uma guerra com o vosso complexo Benfica como disse bem Paulo Bento (lembra-se?); o outro saiu ao lado ganhar o jogo mas voçês que por ganharem meia duzia de jogos seguidos, ao Paços, ao Gil, ao Feirense já eram a melhor equipa da historia do futebol, que com uma media de 30 mil pessoas no vosso Estádio iam levar 10 mil na Catedral, enfim iam ganhar facilmente ficaram todos contentes por perderem mas jogaram bem. Parece aqueles partidos que ficam em ultimo nas eleições mas para eles ganham sempre. Como ficaram felizes tudo bem, eu também fiquei pela 6ª vitoria consecutiva nos Derbys e pelos mais de 1000 dias que não nos ganham (mais ou menos 3 anitos).
    Felicidades
    PM

    ResponderEliminar
  14. Depois de ler os comentários de mais dois benfiquistas, fico a perceber que afinal, quem tem mau ganhar são mesmo vocês.

    Eu não saí daqui deste meu cantinho adorado (todo engalanado de verde) para ir fazer provocações a ninguém. Desabafei as minhas mágoas pela derrota e pelo que se passou posteriormente no Estádio com a complacência das autoridades, ou não foi isso que aconteceu?

    Pede-me o amigo Bettencourt que vá ler um post a um espaço vermelho. Ainda me atrevi a entrar mas... aquela cor fere-me as vistas e confesso que ainda comecei a ler. Contudo tive que parar pois duas páginas de loas ao clube da Luz é violência a que não me submeto gratuitamente.

    Podem escrever muito bem mas não sou masoquista a esse ponto. Nunca me atrevi a invadir terrenos exclusivamente vermelhos por considerar isso uma verdadeira tortura que também não desejo aos meus piores inimigos mas, como vês, eles caiem aqui como se isto (LA) fosse mel.

    Além do mais não gosto que os meus visitantes venham fazer insinuações quanto aos Dirigentes do meu clube ma vez que, creio, não há clube dito grande que não tenha telhados de vidro e eu, repito, não vou dizer isto a nenhum espaço vermelho nem que me obriguem.

    Vou ao teu blog como outros blogs plurais onde os rivais aparecem civilizadamente. Aí acho piada e não hostilizo ninguém. Brinco como faço com outros amigos mas nunca me atreveria a enxovalhá-los.

    Não gosto, confesso, que elementos das claques (todas) envergonhem os clubes que as sustentam. Por mim ficariam todas orfãs.

    Quanto a ter a casa incendiada por visitantes, só diz isto quem não me conhece. Na minha casa, nem o pior inimigo seria recebido como um animal sarnento que teria que meter em local protegido de quarentena para não pegar a sarna a ninguém.

    Sobre este assunto não vou dizer nem mais um palavra já que as autoridades andam a procurar responsáveis e, se o meu clube tiver que pagar alguma coisa pela irresponsabilidade de algum leão enfurecido e malcriado, espero que o puna na mesma proporção. Adoro que a Justiça actue em conformidade doa a quem doer. Gostava é que esta fosse mais abrangente e não se limitasse a punir o Sporting.

    Desculpem se me alonguei

    SL

    ResponderEliminar
  15. Leoa,

    com todo o respeito, se calhar o teu mal começa aí. de nem quereres saber a opinião das outras pessoas. Mesmo que sejam de outra cor clubistica.

    Vais-me desculpar, mas acho um pouco infantil não leres um post, só pk é escrito por um benfiquista. Há bons textos escritos por Sportinguistas isentos que eu gosto sempre de ler, mesmo que não concorde com tudo que eles dizem. O sr. Jorge Gabriel é um deles.

    Tenho alguns amigos Sportinguistas que leram o post referido até ao fim, e sinceramente gostaram do que leram.

    Também gostaria de deixar claro, que não vim aqui para te provocar. Falaste do Benfica e eu, com todo o respeito que nutro por uma pessoa que não me conhece e que, pessoalmente nunca me desejou mal, tentei explicar o meu lado. Mas sempre com o devido respeito.

    Eusó acho, que muito do que se passou, foi extrapolado por dirigentes Sportinguistas, tais como o incendiário Pereira Cristovão. E foi isso que toldou a mente de alguns, não todos, sportinguistas.

    Abraço com respeito

    ResponderEliminar
  16. Tité,

    apenas duas palavrinhas:

    1 - Agora percebo porque razão nunca mais foi ao meu blog, não gosta do background vermelho! Ou será por outras razões que para aqui não são chamadas?

    2 - O choradinho do Sporting contra os árbitros, logo à 1ª jornada, tem dado os seus frutos é o chamado "colinho", não é verdade?

    Depois apetecia-me dizer outras coisas sobre o jogo mas, confesso, não me apetece ser enxovalhado por si ou por outros só porque não partilho da mesma opinião que a vossa.

    Beijinho e sabe de uma coisa eu continuo a gostar de si apesar de não a ter, há já alguns meses, como "passageira frequente" do meu blog!

    ResponderEliminar
  17. Olá Ricardo amigo!

    Não tenho passado pelo teu blog do mesmo modo que tenho passado muito pouco por outros que visitava com regularidade.

    Aqui no meu blog não gosto que as pessoas se ofendam pois não tenho por hábito ir às casinhas dos meus amigos insultar-lhes os seus comentadores.
    Quando alguém tem cores diferentes das minhas tento brincar ou não comento para não agredir nem ser agredida.

    De ti e da tua família gosto muito.

    Abraços

    ResponderEliminar
  18. O que me parece é que se empolou em demasia um assunto, apenas para desviar as atenções do que realmente interessa, o resultado. E aí foi um bom jogo, com a vitória a sorrir a uma das equipas. Ponto.

    ResponderEliminar
  19. Rafeiro Perfumado

    Bem vistas as coisas acho que tens toda a razão.
    Duas equipas que rivalizam há anos e que procuram sempre derrotar-se.
    Podia dar um empate que não escandalizaria ninguém.

    Abraços

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!

Agora... é só deixar um comentário.
A Leoa Assanhada fica verde de contentamento.